Mundo afora, o Siri, assistente virtual comandado por voz do iPhone4S, deu muito certo. As últimas pesquisas independentes feitas nos Estados Unidos pelo instituto Parks Associates indicam que 33% dos usuários do iPhone ativam o Siri todos os dias, com o objetivo principal de escrever e mandar emails. E que mais da metade dos donos de iPhone demonstram satisfação com o serviço. Só 9% dos usuários acham o Siri inútil ou declaram não gostar do aplicativo e, no balanço final, 87% dos entrevistados usam o Siri pelo menos uma vez ao mês, ainda que seja para fazer brincadeiras e dizer coisas aleatórias ao programa.

De um modo geral, porém, o assistente virtual ainda é pouco utilizado. Poucos o utilizam para marcar eventos no calendário, acessar recursos de vídeo e áudio, fazer buscas geográficas ou mesmo para selecionar e ouvir músicas no iTunes. No Brasil, especificamente, o Siri ainda tem um defeito fundamental: ele não entende português. Nem na próxima versão do sistema operacional, a iOS6, essa limitação será superada. O iPhone, além de inglês, francês e alemão, entenderá espanhol, italiano, coreano, mandarim e cantonês, mas a língua portuguesa ainda terá que esperar. E isso distorce qualquer análise que se faça do serviço no mercado local.

Para compensar esse problema imediatamente, você pode baixar aplicativos como o Voice Assistant (US$ 1 na App Store), que embora não tenha todas as funções do assistente de voz original tem um desempenho bastante satisfatório e entende português. Outra opção será baixar o aplicativo de buscas do Google, o Google Search, que nas próximas semanas será oferecido na loja da Apple com um novo recurso que funciona como um assistente virtual, respondendo à qualquer pergunta dos usuários. O Google Search  já realizava buscas por comandos de voz, mas a novidade, que estreou na versão 4.1 do Android, é o “knowledge graph”, recurso que dá ao sistema a capacidade de responder todo tipo de pergunta, como o melhor caminho para chegar a um determinado destino, os filmes em cartaz no cinema e a previsão do tempo na sua cidade.

Siri: música no iTunes e calorias do vinho

Enquanto os novos aplicativos não chegam, tente usar o Siri em uma das línguas disponíveis, naquela que você dominar. O  melhor do assistente de voz, você verá, é acioná-lo pelo microfone acoplado ao fone de ouvido. Com os fones, o Siri fica mais interessante e prático. Dá para comandar músicas ou pedir qualquer informação que lhe interesse pelo microfone acoplado. Você vai ouvir um bip. Se você estiver com os fones, clique no botão play/stop e fale. Se você estiver sem, clique no auto-falante que aparece na sua tela. Para ativá-lo a viva voz basta apertar o botão da home por alguns segundos.

No começo você acha engraçado, testa algumas vezes e nunca mais usa. Depois você percebe que pode dar comandos ao seu iPhone sem tirá-lo do bolso, enquanto anda na rua. Se ele não entende o que você fala, ele te leva para o Safari para procurar o que ele entendeu. Depois de um tempo, ele se acostuma com sua voz. Se você perguntar ao seu Siri o que ele faz, ele te mostrará uma lista de atividades. Aproveite para dar comandos de voz para telefonar para pessoas da sua agenda de contatos, perguntar o clima, fazer um lembrete, perguntar o número de calorias dos alimentos ou simplesmente pedir para ele tocar alguma música da sua lista do iTunes. Divirta-se.  (DR e VV)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: