A cooperação entre Apple e Google se limita agora ao sistema de busca. O Google ainda é o buscador padrão da web no sistema operacional iOS. Fora isso é cada um por si. Na nova versão do iOS, a 6, o Google Maps vai sair de cena no iPhone e no iPad. E, nesta semana, se soube também que o aplicativo do YouTube, presente no sistema operacional iOS e instalado nos dispositivos móveis da Apple desde suas primeiras versões, também será descartado. Segundo o site de tecnologia The Verge ( http://www.theverge.com/2012/8/6/3223873/youtube-ios-6-apple-google-win-lose-or-draw), a licença do YouTube expirou e a Apple vai eliminar o aplicativo dos equipamentos com o novo iOS 6.

É mais um sinal de que a concorrência entre as duas gigantes da mobilidade tende a se acirrar e cada uma terá que contar com seus próprios recursos, principalmente quando se tratam de recursos estratégicos como mapas e compartilhamento de vídeos. A ausência do programa na tela inicial nos iPhones e iPads que saem de fábrica (ou em todos os equipamentos que fizerem a atualização para o iOS6) não impedirá que o usuário acesse o site do YouTube pelo navegador do dispositivo, seja qual for, Safari, Opera ou Chrome. E nem que o Google desenvolva um novo aplicativo para ser oferecido na loja virtual App Store.

Mas já não será um aplicativo padrão, o que indica que a relação entre as duas empresas se tornou absolutamente distante e competitiva. De qualquer forma, ainda resta o buscador, o que não é pouco. Se transformasse o Google em uma mera opção de busca, junto com o Yahoo ou o Bing, a Apple poderia realmente machucar o concorrente. Por enquanto ainda não há indicações de que isso será feito. Mas, diante dos movimento atuais, existem possibilidades de uma ruptura no futuro. (VV e DR)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: