Em setembro de 2009, um ano antes do surgimento do Instagram, o aplicativo Hipstamatic (1,99 dólar)  fazia sucesso e conquistava adesões para a fotografia com iPhones. Ele imita uma câmera com o mesmo nome, lançada em 1982, que tinha o corpo e a lente de plástico, e oferece uma boa coleção de lentes e filtros  http://history.hipstamatic.com/. Em 2010, foi eleito o app do ano na loja da Apple, o mesmo que aconteceu com o Instagram no ano seguinte.

Visor do Hipstamatic: câmera dos anos 1980

O êxito do Hipstamatic antecipou a tendência de tirar fotos com smartphones e aplicar efeitos vintage nas imagens. Também inspirou a máxima de que a melhor câmera é aquela que você tem na mão. Com esse aplicativo, você escolhe o tipo de lente, o filme e o flash que quer usar. Para cada lente existe uma moldura, que você pode colocar ou não.

Hipstamatic: lentes e filmes pagos

Uma das diferenças fundamentais entre o Hipstamatic e o Instagram é o modelo de negócio. A maioria das lentes e filmes do Hipstamatic são pagos separadamente. O app também oferece serviço pagos de impressão em alta resolução. São organizados, por exemplo, concursos dos melhores prints http://community.hipstamatic.com/hipstamart/print_lab . Suas fotos ficam armazenadas em um album de futuras impressões dentro do aplicativo e na biblioteca do iPhone.

Aplicativo oferece serviço de impressão

A limitação fundamental do Hipstamatic, superada pelo Instagram, sempre foi o compartilhamento de fotos em uma rede própria. Os usuários do aplicativo, desde o início, utilizaram outras redes, como Facebook, Twitter e Flickr para distribuir suas imagens. No final do mês passado, veio a boa notícia: a integração com o Instagram. Agora, para alegria dos fotógrafos de smartphones, os dois aplicativos conversam. É uma iniciativa capaz de dar novo fôlego para o Hipstamatic, que se torna ainda mais interessante e deve ganhar escala nos próximos meses http://hipstamatic.com/the_app.html. (DR e VV)

 

Anúncios
  1. giselle

    Fernanda Paes Leme aparece como “consultora convidada” deste mês. Gostaria muito, se possível, de saber onde posso encontrar um vestido igual ao que ela aparece na foto. É possível?Abs

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: