O Path é uma mídia social que, desde o seu surgimento, há um ano e meio, aproxima dois mundos. Usuários de Android e de iPhone convivem pacificamente e usam o serviço sem restrições. Concebido para ser uma rede de amigos íntimos, com uma comunidade de até 150 membros (o que, na avaliação de seus criadores, é o número máximo de relações confiáveis que alguém consegue ter ao longo da vida), na prática mistura conhecidos e desconhecidos e aproxima gente de várias partes do mundo que usa smartphones com sistemas operacionais diferentes. Tem um design atraente, cheio de animações, e é um excelente publicador, simples e ágil. Dá para postar com facilidade textos, fotos e vídeos, além de informar sua localização, a música que você está ouvindo e se você está acordado ou dormindo. A ideia é compartilhar informações sobre sua rotina e intimidade.

O Path é uma rede totalmente pós-PC que só funciona em smartphones. Tem um apelo adolescente e é mais divertido do que útil. Seu co-inventor e presidente, Dave Morin, que trabalhou na Apple e no Facebook, diz que dois milhões de pessoas já usam o serviço, principalmente nos Estados Unidos, Japão e Alemanha. O Brasil está entre seus dez principais mercados. No computador, é possível apenas mudar a foto do perfil e a foto de capa, nada mais. Nem dá para ver as postagens. O Path ganhou duas atualizações nos últimos meses – uma em novembro do ano passado e outra em fevereiro – que ampliaram suas possibilidades. A novidade mais recente foi a integração com o aplicativo Nike + GPS, que permite que você compartilhe as informações de suas corridas com seus amigos. Eles podem curtir sua corrida e dar uma força em tempo real. Cada vez que você iniciar uma sessão esportiva você poder optar por compartilhá-la ou não.

Path: interface atraente e amigável

 

Todas as publicações são feitas com um toque no sinal de mais no canto inferior esquerdo da tela. É só tocar que um leque de opções se abre. Você informa, por exemplo, o momento de dormir e de acordar e se poupa, durante a noite, de receber qualquer notificação. Quando você acorda, ele dá notícias sobre o clima na sua cidade e suas horas de sono. Em cada postagem aparece sempre um relojinho animado. Os posts de música são integrados com a iTunes Store e com a Amazon. E as fotos podem ser publicadas com efeitos, alguns parecidos com os do Instagram – o serviço oferece oito filtros gratuitos e quatro pagos, que são uma de suas fontes de receita. O Path, que tem sede em São Francisco, nos Estados Unidos, também ganha dinheiro fechando parcerias com empresas como a Nike. (DR e VV)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: