Se existe uma coisa certa é que em breve estaremos todos nas nuvens. O confiável Instituto Gartner, que faz pesquisas e análises sobre o mercado de tecnologia da informação, cravou em cheio: as nuvens pessoais substituirão os PCs até 2014. É uma mudança natural e inevitável. Quem acha que é muito rápido, é só ver os últimos números da Apple. O iCloud, a nuvem proprietária da empresa, que dá direito a 5GB grátis, atingiu 100 milhões de usuários um mês depois de de seu lançamento.

Cloud computing

Viver na nuvem é uma delícia e se tornou muito mais fácil e rápido acessá-la com um equipamento móvel do que com um fixo. O PCs não acabarão. Continuarão nas salas e nos escritórios como mais um eletrodoméstico. Mas deixarão de ser o centro da vida digital e passarão a ter a mesma importância que um fogão ou uma geladeira conectadas. Músicas, textos e arquivos de imagem passam a ser compartilhados automaticamente entre vários gadgets e as informações pessoais ficam disponíveis na nuvem e são sempre alcançáveis com uma conexão wi-fi em qualquer lugar que você esteja. Não importa a localização física, mas a conexão e o acesso remoto.

A nuvem acompanha você em qualquer lugar. E o equipamento que está à mão é sempre o melhor para alcançá-la. Cada vez mais usuários lêem notícias em smartphones e tablets e acham isso cômodo. Cada vez mais gente escreve, edita fotos e utiliza aplicações complexas nos tablets. E essa é uma tendência que não vai mudar. Basta pensar que a Apple vendeu 15 milhões de iPads no último trimestre de 2011 e 3 milhões de iPad2 em apenas três dias depois do lançamento do produto. O presidente da Apple, Tim Cook, estima que em 2015 as vendas totais de tablets de todas as marcas somarão 325 milhões de unidades, volume equivalente às vendas atuais de PCs em todo o mundo. (VV e DR)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: