O Delírio Digital participou do 4º InstaMeet, encontro global do Instagram, a rede social de fotógrafos diletantes que compartilham suas imagens pelo iPhone. Conhecidos como Instagramers ou Igers, eles são como caçadores de borboletas ou ornitólogos. São discretos e silenciosos e não ameaçam ninguém. Parecem desatentos, mas estão sempre em busca de novos ângulos para suas fotos e têm uma grande capacidade para perceber pequenos detalhes na paisagem. É uma comunidade alegre e bem disposta. Só não passam despercebidos porque todos tem um reluzente iPhone nas mãos. Em São Paulo, cidade representada entre as quase mil comunidades do Instagram pelo mundo, a reunião, convocada pelos #igersp, foi marcada no Conjunto Nacional, às 13 horas, na esquina da rua Augusta com a avenida Paulista. Doze pessoas participaram e, no início, foi difícil localizá-las. Não havia um comando centralizado, mesa de inscrição ou crachá. Quem chegou primeiro, tratou de encontrar outros potenciais participantes e, no final, todos grudaram na camiseta um post-it de identificação com seu nome.

Participantes do InstameetSP

Foi a primeira vez que encontramos um grupo de Instagramers e entramos no embalo. Depois que todos estavam reunidos deu para perceber algumas características que desfazem os lugares comuns: não se trata, por exemplo, de uma comunidade de geeks ou gente muito interessada em tecnologia e, apesar de carregarem seus iPhones, muitos Instagramers preferem fazer seus cliques com máquinas fotográficas profissionais e semi-profissionais e depois passá-las para o computador para, enfim, transferí-las para o iPhone. Outra constatação surpreedente: efeitos, filtros e lentes não são um assunto tão importante. A idade média da turma girava em torno de 30 anos e as profissões eram as mais variadas, desde gente que trabalha com tecnologia até jornalistas e comerciantes de roupas. O que interessa realmente no Instagram é a facilidade de compartilhamento e a oportunidade de socialização a partir de um interesse comum: tirar fotos. Tenta-se extrair imagens originais, pelo ângulo ou pela luz, de um cenário banal e corriqueiro. E há uma disputa solidária para ver quem consegue o melhor clique.

Avenida Paulista

No nosso caso, o objetivo imediato era explorar a paisagem da avenida Paulista e colocar os tags do dia: #instarefa, #instameetsp, #instameetsampa, #igersp e #worldwideinstameet. Meio sem jeito e tentando se integrar, o grupo saiu do Conjunto Nacional em direção ao Masp. No caminho, parou diante dos prédios espelhados do Tribunal Regional Federal para fazer algumas fotos e entrou no Parque Mario Covas, onde se realizava o 1º Encontro de Fãs de Michael Jackson. O domingo começou chuvoso, mas o começo da tarde estava ensolarado. Som na caixa e máquinas a postos para flagrar os imitadores do Michael botando para quebrar. Aproveitamos para fazer a foto oficial do nosso encontro com @ericarpinelli, @mcarpinelli, @lilianshimoda, @dlutfi, @viviszabo, @carolina_amaral, @daniramenzoni, @vilardaga, @uekubo, @vayrosa e @nandobastos. Passamos cerca de duas horas circulando pela avenida Paulista em busca de boas imagens. Se você quiser saber como foi o 4º Instameet em outras cidades do mundo veja o link  http://blog.instagram.com/.

O 4º Instameet coincidiu com o anúncio do co-fundador do serviço, Kevin Systrom, na conferência interativa SXSW, em Austin, no Texas, de que a versão beta de um aplicativo de Instagram para smartphones com o sistema operacional Android está praticamente pronta. Isso deve garantir mais um salto de escala para a rede de compartilhamento de fotos, que, sustentada apenas no iPhone, atingiu a marca de 27 de milhões de usuários em um ano e cinco meses de existência. Além de numerosa, essa comunidade está cada vez mais ativa. Deu para perceber isso no encontro de São Paulo. Os Instagramers são especialmente entusiasmados e envolvidos com o serviço. Segundo Systrom,  67% dos usuários que se inscreveram no Instagram neste mês estavam postando fotos no último fim de semana. “É um nível de engajamento que equivale ao do Facebook”, disse Systrom. http://techcrunch.com/2012/03/11/instagram-reaches-27-million-registered-users-shows-off-upcoming-android-app/) (VV e DR)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: