Uma prévia do OSX Mountain Lion (Leão da Montanha), a nona versão do sistema operacional do Mac, foi lançada na semana passada e, além de apresentar mais de 100 recursos adicionais, indica que um dos caminhos evolutivos da Apple é a fusão de seus sistemas para computadores, iPads e iPhones. OSX e o iOS caminham para uma evolução conjunta e a própria empresa informa que a atualização dos recursos do Mountain Lion segue o desenvolvimento do iPad. O que se busca é mais harmonia entre os gadgets e uma utilização plena do iCloud, sua nuvem proprietária.

OSX Mountain Lion

Na lista de novidades estão incluídos um Centro de Notificações, a maior integração com o Twitter e um grande reforço na segurança com um recurso chamado Gatekeeper, que oferece total controle sobre os aplicativos que podem ser baixados e instalados no Mac. A prévia do OSX apresenta também o iMessage, aplicativo de mensagens já usado no iPad e no iPhone que substitui o iChat e permite enviar mensagens, fotos e vídeos de alta qualidade diretamente do seu Mac para outro Mac ou dispositivo iOS.

O Mountain Lion oferece também o espelhamento do AirPlay, algo que deverá entusiasmar muitos usuários do Mac. O espelhamento permite que vídeos do computador sejam compartilhados com uma HDTV, pela rede wifi, usando o Apple TV. O recurso seria incluído no OSX Lion, mas foi retirado na última hora. Com o Mountain Lion, a Apple também leva para os computadores sua rede social de jogos, chamada Game Center, que já tem uma comunidade de mais de 100 milhões de usuários e permite que os jogos online se desenvolvam em vários dispositivos sucessivamente. Dá para começar a jogar no iPad e terminar no MacBook.

A versão prévia do Mountain Lion, cheia de recursos de mobilidade, está disponível para os membros do Mac Developer Program há dez dias. Usuários de Mac vão poder fazer o upgrade para o novo sistema na App Store a partir de junho. “O Mac está em uma espiral positiva, crescendo mais rápido que o PC por 23 trimestres consecutivos e as coisas agora vão ficar ainda melhor”, disse Philip Schiller, vice-presidente de marketing global da Apple. “A prévia do Mountain Lion surge apenas sete meses depois do lançamento bem-sucedido do Lion e estabelece um novo ritmo de desenvolvimento para o sistema operacional de computação pessoal mais avançado do mercado.” (VV e DR)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: