O jailbreak mudou. Desde o iOS 5,0, ele já não é mais permanente e se tornou “tethered”, ou seja, cada vez que seu aparelho desliga ou reinicia, o jailbreak apaga e precisa ser feito novamente. Aí, você precisa plugar seu gadget no computador, ativar um aplicativo de jailbreak, como o redsn0w, e dar um “just boot”. É uma dor de cabeça que torna o destravamento menos atraente do que era até o iOS 4,3,3. Se você desligar o iPhone no avião, por exemplo, dançou. Seus tweaks e atualizações vão para o espaço.

Home do aplicativo Cydia

De alguma maneira, ao mesmo momentaneamente, ele perdeu seus maiores atrativos e deixou de ser tão transgressor como foi um dia. Fazê-lo até parece um retrocesso. O jailbreak dá acesso a um aplicativo chamado Cydia, uma loja alternativa à App Store. No Cydia, você baixa aplicativos que não existem na loja oficial, não necessariamente piratas. Em um passado recente, dava para baixar inúmeros recursos de customização, não disponíveis na App Store; games antigos, como os do Super Nintendo e fazer streaming de vídeo pelo Qik, por exemplo, mas agora a muitos desses recursos já podem ser obtidos oficialmente.

Além disso, há outros problemas, como o compartilhamento na nuvem dos aplicativos baixados em um gadget destravado. As desvantagens do jailbreaking parecem maiores que as vantagens. E usufruir as novidades do iOS 5 virou muito mais negócio do que destravar o gadget e baixar o Cydia. Para completar, e sem querer ser pessimista, é possível que o iOS 5 nunca tenha um destravamento untethered.

Para não dizer que tudo são trevas nesta nova fase do jailbreak, há alguns aplicativos que podem justificar um teste de destravamento, nem que seja para voltar para o iOS5 na sequência. O Siri, por exemplo, uma das maiores novidades do iPhone 4S, tem uma versão genérica que pode ser baixada pelo Cydia no iPhone 4. Veja o vídeo abaixo (com locução em francês) e saiba como fazer isso. (DR e VV)

httpv://www.youtube.com/watch?v=gkITmbRW0jM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: