Nós, do Delírio Digital, nos importamos. Ignoramos os problemas políticos nacionais, a crise na Grécia, a invasão da reitoria da USP e os shows do Planeta Terra e passamos o último fim de semana criando gifs animados no iPhone, no iPad e no Mac, com o auxílio do Photoshop. Pode parecer falta do que fazer, mas os resultados até que foram razoáveis. No iPhone, há vários aplicativos legais (gratuitos e pagos) que permitem o compartilhamento imediato dos gifs nas redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o Tumblr. Neste último, os gifs animados são uma mídia quase dominante. Usuários do Tumblr adoram fazer fotos animadas.

Gif, afinal, é só um formato de imagem que pode servir simplesmente para fotos e ilustrações estáticas ou para criar um efeito de movimento. Uma das boas razões para seu uso em animações é o índice de redução dos arquivos, que podem ficar bem leves. Ele carrega mais rápido que o formato pgn, por exemplo, e mais devagar que o jpg. Mas, por causa de sua paleta reduzida de cores (256 no máximo), o formato apresenta algumas limitações para a compactação de fotografias e é mais adequado para desenhos e ilustrações, como ícones e pequenas animações. Quando várias imagem em Gif se sucedem rapidamente elas criam um “filminho”.

Na escala de coisas aparentemente inúteis na internet, talvez os gifs animados só percam para os emoticons. Mas isso não passa de preconceito, até porque os emoticons não são nada mais do que… gifs animados. E atualmente eles estão sendo mais valorizados pelos adultos de ambos os sexos por causa de sua eficácia comunicativa. Eles são afetivos e divertidos. E até executivos sisudos começaram a usá-los nas suas mensagens. Os gifs animados também trazem alegria e criam movimento. Eles são bons para personalizar e animar sites e blogs e também são muito usados na criação dos banners publicitários, para chamar a atenção dos visitantes. E o melhor de tudo é que ficou muito fácil de fazê-los.

Você pode criar gifs animados facilmente no seu iPhone ou, se preferir, fazê-los no modo clássico, pelo Photoshop, a partir da versão CS3. Há vários aplicativos de iPhone que servem para inventar animações, como o Roll e o Gifmaker (ambos gratuitos). Nos dois casos, só é possível fazer gifs com fotos tiradas na hora e não com as imagens do rolo da câmera. O Roll permite que as imagens sejam compartilhadas pelo email, Twitter, Facebook e Tumblr. Já o Gifmaker é mais limitado e só permite a distribuição pelo email ou pelo Tumblr. Se quiser criar um gif animado no Photoshop, siga as instruções do vídeo abaixo. É fácil. (DR e VV)

httpv://www.youtube.com/watch?v=b3ZUq5aiyqA
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: