Quem gosta de fotografia só pode festejar o novo iPhone 4S, lançado hoje na sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia. Embora não tenha mudanças de design e nem represente uma evolução radical em relação ao seu antecessor, o equipamento oferece importantes melhorias óticas e de eficiência na captação de imagens. A câmera ficou melhor, mais rápida e precisa que a da versão 4 e promete estimular ainda mais seus usuários a tirarem fotos. Aumentou a resolução em 60% e a velocidade do clique em 33%. O tempo da primeira foto é agora de 1,1 segundo e as outras fotos podem ser tiradas com intervalos de meio segundo. Para efeito comparativo, a Apple divulgou, na apresentação de lançamento do produto, o desempenho fotográfico de alguns smartphones concorrentes, como o Droid Bionic e o Galaxy S II: o Droid demora 3,7 segundos para registrar a primeira imagem e o Galaxy, 2 segundos.

iPhone 4S: fotografias melhores

Há uma corrida para tornar as câmeras dos telefones cada vez melhores e a Apple não quer perder a dianteira de popularidade que alcançou, globalmente, nos últimos meses com a versão 4 em serviços de compartilhamento como o Flickr ou o exclusivo Instagram. A resolução de imagem do 4S subiu para 8 megapixels (a versão 4 tem 5 megapixels) e sua câmera ganhou, por exemplo, um filtro IR híbrido que garante cores mais precisas e imagens mais uniformes. Além disso, a lente com cinco elementos registra fotos 30% mais nítidas e permite imagens em macro. O 4S conta também com um sensor CMOS de iluminação traseira, que captura 73% mais luz do que antes, e um dispositivo chamado “Image Signal Processor”, que permite a detecção de faces e melhora em 26% o balanço de cor. Como no iPhone 4, a câmera traseira tem flash de LED e é acompanhada por uma câmera frontal, de resolução menor, para videochamadas. Outra novidade é que a Sony passa a participar, junto com a OmniVision, do fornecimento da câmera de 8 megapixel da quinta geração de iPhones.

O presidente da Apple, Tim Cook, declarou, durante o evento de apresentação do produto,  que, para muitos consumidores, essa será a melhor câmera fotográfica e a melhor filmadora que já tiveram – a filmadora grava vídeos de alta definição com 1080p. Isso só significa uma coisa: a empresa acredita que a concorrência entre as câmeras dos smartphones e as máquinas de fotografar e de filmar compactas vai se intensificar ainda mais. E uma das vantagens do smartphones nessa competição é a possibilidade de distribuir a imagem imediatamente depois do registro por meio das redes 3G e wi-fi. No 4S, inclusive, esse compartilhamento pode ser feito diretamente do álbum de fotos para o Twitter, graças ao sistema operacional iOS5. Usuários do iPhone 4 e do 3GS poderão fazer o upgrade para o iOS 5 a partir do dia 12 de outubro e usufruir de alguns avanços da última geração do produto, que tem uma bateria com nove horas de autonomia de navegação na web pela rede wi-fi, capacidade de processamento duas vezes maior e um desempenho gráfico sete vezes melhor que o antecessor.  (DR e VV)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: