A atualização do Instagram anunciada no início da semana não traz apenas boas notícias. No balanço de perdas e ganhos, registram-se pelo menos duas baixas importantes na nova versão 2.0: os populares filtros Gotham e Apollo. Quatro novos filtros passaram a ser oferecidos pelo serviço, mas esses dois sairam de cena depois do upgrade. O Gotham proporciona um efeito de envelhecimento para as imagens em P&B e deixa as fotos mais dramáticas. 

Gotham: fora do Instagram

O Apollo é um filtro “cyan”, que puxa os tons da imagem para o verde-azulado com uma leve curva de contraste. A ausência dos dois filtros vai, certamente, deixar alguns usuários órfãos. Mas dá para conseguir o efeito dark do Gothan ou o esverdeado vintage do Apollo com outros aplicativos.

Apollo: tons esverdeados

O fato é que, nesta altura, você já deve ter percebido que não há motivos para ficar dependente dos filtros do Instagram. O que não faltam são bons aplicativos para editar fotos e aplicar efeitos legais. Uma sugestão para conseguir o mesmo resultado do Gotham e muito mais é utilizar o aplicativo Dramatic Black & White (US$ 1,99 na App Store) que permite ajustes de luz e tem vários tipos de efeitos, todos em PB.

Dramatic B&W: mais efeitos

Para reproduzir os resultados do filtro Apollo, uma boa possibilidade é o Phototoaster (US$ 0,99), que oferece excelentes recursos para modificar as cores das fotos. Entre no aplicativo, aperte o botão FX e procure o efeito Stark. É quase igual. O Roadhouse também se parece com o Apollo. De qualquer forma, o Phototoaster é um dos programas para edição de imagens mais completos e interessantes da App Store. Depois de testá-lo, provavelmente você esquecerá dos filtros do Instagram. (DR e VV)

Phototoaster: mudanças de cores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: